Parque Olímpico do Rio de Janeiro recebe de 23 a 25 novembro: Sul-americano 2017, Copa Brasil Internacional, Pan-americano de Belt Wrestling e 3ª etapa da Juventude.
De 23 a 25 novembro, os principais atletas do wrestling nacional e das Américas voltam a Arena Carioca 2, do Parque Olímpico, palco do esporte nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, para disputa do Sul-americano 2017 e a Copa Brasil Internacional 2017. Destaques da modalidade como Lais Nunes, Dailane Reis, Davi Albino, Joílson Júnior, Ângelo Moreira e Pedro Rocha estão confirmados. Chile, Argentina e Colômbia estão entre os rivais confirmados.
“É uma alegria voltar ao palco dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e receber as delegações internacionais novamente. Mesmo sendo o ano inicial do ciclo olímpico e não contando com o mesmo investimento do ciclo anterior, tenho certeza que os atletas nacionais vão trazer medalhas de ouro para o Brasil tanto no Sul-americano, quanto na Copa Brasil”, afirmou Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling e membro do Bureau da United World Wrestling.
Além dos dois torneios do wrestling olímpico, o Pan-americano de belt wrestling, vertente da modalidade e a 3ª Etapa da Juventude, torneio destinado aos atletas entre 15 e 17 anos para formação da equipe nacional para os Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. A entrada é gratuita em todos os dias de eventos mediante 1kg de alimento não perecível e acontece pelo portão principal do Parque Olímpico. O local é sujeito a lotação e no total 200 lugares estarão disponíveis ao público.
Confira a programação dos eventos
Sul-americano – Dia 23/11
Os três estilos do wrestling olímpico, greco-romano, livre e wrestling feminino serão disputados no mesmo dia. Em 2017, os países vão poder inscrever mais de um atleta por categoria de peso em todas as 24 divisões de peso. Os resultados valem pontos no ranking mundial. As eliminatórias acontecem às 9h e 13h e as finais de 15h às 18h.
Pan-americano de Belt Wrestling e 3ª Etapa da Juventude – Dia 24/11
Um dos mais tradicionais estilos de wrestling, o Belt Wrestling é disputado no mesmo tapete do wrestling olímpico, mas com regras e vestimentas diferentes. Os atletas utilizam uma faixa na cintura, uma calça e a parte superior de um quimono. Os lutadores começam o combate segurando a faixa na cintura do rival e quem conseguir derrubar o adversário primeiro vence o combate. As lutas acontecem às 11h. Na sequência às 14h é a vez das promessas do wrestling nacional lutarem a 3ª etapa da Juventude. O objetivo do torneio é formar uma equipe com a atletas de 15 a 17 anos para representar o Brasil na seletiva para os Jogos Olímpicos da Juventude 2018, em Buenos Aires.
Copa Brasil Internacional – Dia 25/11
Os principais atletas do país voltam ao tapete de lutas para mais uma competição internacional. A tradicional Copa Brasil integra o calendário da Federação Internacional há mais de uma década. Nesta edição, os três estilos olímpicos serão disputados no mesmo dia e como no Sul-americano, a participação será aberta. As eliminatórias acontecem de 9h às 13h e as finais das 15h às 20h.