Após quatro etapas, o Circuito Brasileiro de Handebol de Areia conhecerá os campeões da temporada neste fim de semana. João Pessoa (PB), grande celeiro de atletas da modalidade, será o palco da fase final, que reunirá dez equipes masculinas e dez femininas. Os jogos, na arena da Unipê, tem início nesta sexta-feira, 17, e seguem até domingo, 19, quando serão disputadas as decisões.
O handebol de areia já é uma modalidade vencedora no Brasil. A Seleção Adulta é tetracampeã mundial no masculino e tricampeã no feminino. Ainda no mês passado, o país garantiu uma medalha de ouro masculina e uma de prata feminina na primeira edição do Pan-Americano Juvenil, disputada em Assunção-Paraguai. Como o esporte fará parte dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, na Argentina, o interesse dos jovens atletas se tornou ainda maior. Prova disso é a presença deles em equipes que disputam a 11ª edição do circuito ao longo dos últimos meses.
Por ser uma modalidade tão tradicional na Paraíba-João Pessoa está preparando uma grande etapa para fazer a alegria do público.
“Nossa expectativa é a melhor possível” afirmou o diretor de handebol de areia da Confederação Brasileira de Handebol, Stanley Mackenzie. “A organização da etapa está perfeita. Vamos ter a presença de grandes equipes e algumas delas, tanto no masculino quanto no feminino, irão contar com jovens que estiveram no Pan de Assunção”, revelou.
Na competição masculina, os times estão divididos em dois grupos. Na chave A, estão MHC/ O Mestre (RN), Niterói Rugby (RJ), Rio Handbeach (RJ), FHC (PB) e Grêmio Unipê (PB). O grupo B é composto por NR Beach (RJ), AMHb/Net System Brasil (RJ), Carcará/Rio do Fogo (RN), Nacional SG do Amarante (RN) e Fênix (RN).
Pelo feminino, a chave A é formada por APCEF (PB), HCP (PB), Rio Handbeach (RJ), IDEC (RJ) e MHC/O Mestre (RN). O grupo B conta com Z5 Handebol de Areia (RJ), 360º nas Areias (SP), Handebol Futuro/Globo (RN), HCNN (RN) e Grêmio Unipê (PB).
Até chegar à etapa final, o Circuito contou com quatro etapas realizadas em Niterói (RJ), João Pessoa (PB), Matinhos (PR) e Teresina (PI). No ano passado, os grandes campeões foram Grêmio CIEF/UNIPÊ (PB), pelo masculino, e APCEF/SINJEP, (PB) pelo feminino.
Fonte: CBHb