Competição contou com a participação de atletas de quatro estados.
A cidade paulista de Socorro recebeu no último final de semana o Campeonato Brasileiro de Rafting R4. A competição foi realizada no Rio do Peixe, dentro do Parque Ecológico do Monjolinho, e é considerado um dos melhores lugares do Brasil para a prática do Rafting. A competição contou com a participação de 70 atletas divididos em 12 equipes das categorias Open Masculino e Feminino e Sub-19 Masculino.
As equipes participantes competiram em quatro estilos de prova (Sprint, Head to Head, Slalom e Descida), a equipe com maior pontuação ao final de todas as provas se tornaria o campeão da primeira competição da modalidade no ano de 2017. O campeonato teve participantes de atletas do Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, mas o que se viu nas águas do Rio do Peixe foi uma hegemonia da cidade de Brotas – SP. Todas as equipes que subiram ao pódio são da cidade paulista que também é considerada polo do Rafting no país.
Na categoria Open Masculina, o pódio teve dobradinha da cidade de Brotas, com a equipe Bozo II se tornando a grande vencedora ao vencer as provas de Descida e Head to Head, ficando em segundo lugar no Sprint e em terceiro no Slalom, totalizando 925 pontos. A equipe Bozo I garantiu a prata ao totalizar 907 pontos (1º no Slalom, 2º na Descida e no Head to Head e 3º no Sprint). A equipe Alaya venceu a prova de Sprint, ficou em 2º lugar no Slalom e em 3º na Descida e no Head to Head e completou o pódio, com 838 pontos.
Na categoria feminina a campeã foi a equipe Brasil 40 venceu todas as provas e totalizou 1000 pontos, a equipe Meninas do Rio ficou em 2º lugar. Já no Masculino sub-19 a equipe Brotas Bozo, venceu todas as provas e garantiu a medalha de ouro, Alaya JR ficou em segundo lugar.
A próxima competição da modalidade é o Brasileiro de Rafting R6, que acontecerá em Brotas – SP, em maio. No segundo semestre os atletas brasileiros se dirigem para o Japão para participar do Campeonato Mundial de Rafting R6.
Fonte: CBCa