Onze corredores de Patos de Minas, correram nesta prova. Rose Lacerda e Anna Claudia Alves, que enfrentou alguns desafios, foram as principais destaques da cidade mineira.
No último sábado, 2 de dezembro, aconteceu a primeira Maratona Internacional da Canastra, que teve a largada em Tapira e a chegada em São João Batista da Canastra. A corrida contou com a presença de 400 atletas, de 26 cidades, 6 estados e 2 países, e foi toda realizada em estradas de terra com descidas e subidas íngremes, pontes de madeira e ferro.
Entre os participantes estavam onze corredores de Patos de Minas: Anna Claudia Alves, Rogério Lucas de Oliveira, Iara, Tina, Marcela Galvão, Marcela Cristina, Natalia, Gilson Carvalho, Marcus Santos, Rose Lacerda de Medeiros, Lacinha.
Os corredores de Patos de Minas, fizeram uma excelente prova, conseguindo bons resultados, que você confere ao final da matéria. Mas, a atleta da equipe que teve o melhor desempenho, foi Anna Claudia, que terminou na 4ª colocação geral feminino dos 42k.
A patense enfrentou vários desafios antes e durante a prova. Ela ficou as duas semanas que antecederam a corrida sem poder treinar por causa de uma inflamação no músculo do glúteo médio e no piriforme e teve algumas complicações durante a prova.
“Eu fique as duas semanas que antecederam a corrida sem poder treinar, por causa das inflamações. E no dia da prova eu teoricamente estava sem dor, porque eu não estava treinando. Eu comecei a prova e quando estava nos 2km e 300m, eu comecei a sentir dor na perna, aí eu tive intenção de desistir, mas aí eu lembrei que meu filho estava na linha de chegada e eu não podia deixar ele me ver chegando de carro. Eu fui arrastando literalmente a perna, até o final e mais ou menos no km 25, eu tive cólicas intestinais, e tive que interromper a prova e ir no meio do mato, para poder ir ao banheiro, porque eu tive cólicas intestinais duas vezes. Eu pensei em desistir várias vezes, por causa da dor, cheguei até a chorar durante o percurso”.
Anna Claudia comentou com exclusividade ao Portal Esporte Net, sobre a sensação de passar a linha de chegada, depois de tanta dor e superação e como reagiu ao saber da sua colocação na prova. “Eu não acreditei. Eu não acreditei mesmo, porque eu estava sentindo dor demais e muita cólica. E na hora que cheguei, a organização me chamou e falou para eu esperar, porque eu tinha conseguido o 4º lugar geral, eu cai durinha no chão, sentadinha”.
O que fez a corredora não desistir foi o seu filho, o pequeno Rogério Filho, que lhe esperava na linha de chegada. Por ele, Anna Cláudia se superou até o fim.
“Durante todo o percurso me vinha o meu filho na cabeça e eu falava gente eu não posso parar, porque eu preciso completar, não era nem questão de ganhar, mas eu precisava chegar, eu precisava chegar na linha de chegada e ele me ver. E a prova inteira, foi eu brigando com a minha cabeça e quando meu filho me viu, ele deu um sorrisão e falou mamãe você ganhou e já veio me abraçar, pegou a medalha de finisher, colocou na cabeça e enfim, foi festa”, disse a patense que terminou em 4º lugar geral nos 42k feminino.
A matéria continua após o vídeo da chegada de Anna Claudia.
A corredora Rose Lacerda de Medeiros foi outro destaque da equipe de Patos de Minas, ao conquistar o 1º lugar na categoria 50 a 59 anos e 12º lugar geral nos 21k feminino.
“É uma sensação maravilhosa de felicidade. Uma prova tão difícil e bruta. São poucos que dão conta de completar. E quando a gente consegue essa proeza fica até difícil de acreditar. Foi uma experiência fantástica”.
Os corredores de Patos de Minas já retornaram para a cidade mineira, depois de conquistar os bons resultados.
Resultados dos corredores de Patos de Minas:
Iara Zapp, Marcela Galvão, Marcela Cristina e Natalia– 6ª colocação geral do quarteto feminino, com o tempo de 4h:57:53.29
Ana Claudia Alves- 4ª colocação geral feminino dos 42k, com o tempo de 5h:09:42seg
Enerstina Caixeta- 9º lugar geral nos 42k feminino, com o tempo de 5h:39:56
Rogério Lucas de Oliveira Careca– 5º lugar da categoria de 30 até 39 anos e 17º geral nos 42k masculino, com o tempo de 4h:37:59.64
Marcus Santos- 6º na categoria 30 até 39 anos e 12º geral nos 21k, com 1h:53:36.12
Gilson Carvalho- 13º na categoria de 30 a 39 anos e 39º geral nos 52k masculino, com o tempo de 5h 31min 58seg.
Rose Lacerda de Medeiros- 1º lugar na categoria 50 a 59 anos e 12º lugar geral nos 21k feminino, com o tempo de 2h:28:47
Lacinha Faula- 5º lugar na categoria de 50 a 59 anos e 34º geral feminino nos 21k, com o tempo de 2h:56:50seg