Grand Prix Nacional Misto – Sub 21 estreia em novembro e será nos mesmos moldes da competição por equipes mistas do Mundial Júnior deste ano.

Em 2017, os Mundiais de Judô realizados pela Federação Internacional (FIJ) ganharam um novo formato de competição. Além das disputas individuais foi incluída no programa oficial uma prova por equipes mistas formadas por homens e mulheres. A nova disputa valerá medalha já nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Seguindo essa tendência, a Confederação Brasileira de Judô também incluiu no calendário de eventos nacionais de 2017 um novo torneio no mesmo modelo adotado pela FIJ: o Grand Prix Nacional Misto Sub 21. A novidade seguirá o regulamento do Mundial Júnior Por Equipes Mistas, que acontecerá no dia 22 de outubro, em Zagreb, na Croácia.



“A criação do Grand Prix Misto Sub 21 tem como objetivo preparar os atletas brasileiros desde as categorias de base para esse novo modelo de prova que o COI e a FIJ aprovaram para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020”, explica Matheus Theotônio, gestor nacional de eventos da CBJ. “Em 2018, esse modelo será adotado também no Grand Prix Interclubes Sênior que, até 2017, terá separação por gêneros. A edição de 2018 será no mesmo formato dos Jogos de Tóquio e do Mundial Sênior de 2017.”

O GP Misto Sub 21 será disputado entre os principais clubes do Brasil no período de 02 a 03 de novembro, em São Paulo. Cada equipe poderá ser formada por até doze atletas nos seguintes pesos:

Mulheres: 48kg, 57kg, 70kg, +70kg

Homens:  60kg, 73kg, 90kg, +90kg

Serão, porém, oito lutas (uma por peso) por confronto entre clubes. O número de lutas vencidas no confronto definirá o campeão do duelo. Se houver empate no número de lutas vencidas e na pontuação (ippon = 10 pontos; waza-ari = 1 ponto; shido = 0 ponto) será sorteado um peso para uma luta extra com golden score direto. Quem tiver a primeira vantagem, por shido ou pontuação, vence o confronto.

Brasil já tem duas pratas em mundiais por equipes mistas
O Brasil já provou que tem grande potencial para subir ao pódio olímpico neste novo formato de competição por equipes mistas. A seleção conquistou a prata nos Mundiais Sub 18 e Sênior realizados até o momento.

Seleção Brasileira adulta foi medalha de prata na disputa por equipes mistas no mundial/ Foto: Paulo Pinto/CBJ

Fonte: CBJ