A seleção brasileira de futsal esta prestes a disputar a Copa do Mundo da modalidade, que da inicio no sábado,10, na Colômbia, o Brasil vai em busca do oitavo título Mundial – o sexto com o torneio sendo organizado pela Fifa. A seleção brasileira conta com três bicampeões mundiais que formam a base da experiência, Tiago, Falcão e Ari formam o trio que já sentiu o gostinho de levantar o troféu por duas vezes – estavam presentes nas conquistas de 2008 e 2012.
Visando a forte competição, os brasileiros iniciaram os treinamentos em equipe em Francisco Beltrão no Paraná, no domingo,28/8, e na noite da ultima segunda, 5/9, o Brasil enfrentou Ilhas Salomão, no ultimo amistoso antes da viagem para a disputa da Copa do Mundo. O ginásio lotado em Francisco Beltrão foi um combustível a mais para os atletas, que construíram o triunfo sem muitas dificuldades, fechando o placar em 18 a 0.
A poucos dias da grande estreia do Brasil, que sera no domingo 11, os jovens atletas vivem a ansiedade e expectativa de fazer parte da Copa do Mundo. Chegou a o momento do trio mostrar experiência e passar tranquilidade aos que irão disputar o primeiro mundial. Ari, por exemplo, relembra que em 2008 o contato direto com atletas mais experientes foi fundamental para diminuir qualquer tipo de nervosismo.
“Disputar o primeiro mundial é complicado. Em 2008 eu era o mais novo daquele grupo e estava bastante nervoso, principalmente por ser no Brasil. Eu lembro bem, era o mais novo, e os caras como o próprio Falcão, Schumacher, Vinícius e Lenísio, usaram a experiência para me acalmar. Agora estou do outro lado e tento fazer de tudo para dar tranquilidade aos estreantes, como o Bateria e o Dyego, por exemplo, que foram os que atuei no Barcelona. Precisamos mostrar que o Mundial é sim difícil, mas é o momento de desfrutar também e, se ganharmos, será tudo muito lindo”, afirma Ari ao site da CBFs
A estreia do Brasil na Copa do Mundo ocorre no dia 11 de setembro, contra a Ucrânia. As Seleções integram o Grupo D da competição, chave que ainda conta com Austrália e Moçambique. Confira a tabela completa do Mundial.
Fotos: Luis Domingues/CBFS