Os brasileiros garantiram a vaga para os Jogos Sul-Americanos, no Campeonato Sulamericano Open de Patinação de Velocidade na Colômbia.
No início de dezembro (6 a 10) aconteceu o campeonato Sul-americano Open de Patinação de Velocidade, em Medellín, na Colômbia. Competição que contou com participação de atletas de clubes e seleção. O Brasil teve cinco atletas em ação.
Gabriel Felix, Lucas Boniolo, Paulo Marques e Larissa Paes, representaram a seleção brasileira na categoria principal e a Anna Carolina Ribeiro, representou o seu clube Jaguar, na pré-júnior. Logo abaixo você confere os resultados dos patinadores do Brasil na competição.
A seleção brasileira foi para a Colômbia com certeza buscando bons resultados, mas como mais importante, foram para buscar a classificação para os Jogos Sul-americanos de 2018 e fazerem história, pela primeira vez qualificaram a patinação velocidade do Brasil para os Jogos Sul-americanos.
Os atletas já retornaram para o Brasil e com a vaga garantida, para a competição que tem a data de início marcada para o dia 26 de maio e encerramento para 08 de junho de 2018, eles já deram início a pré-temporada pensando na melhor preparação possível. Como ainda não foi definida a quantidade de vagas, ainda não tem a seleção definida. Mas os atletas que tem chance de ir estão se preparando da maneira que podem.
Mesmo com a vaga garantida, ainda tem um fato indefinido sobre a ida da patinação velocidade e a quantidade de atletas para os Jogos Sul-Americanos de 2018.
“O Brasil já qualificou em vários esportes e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) define quantos atletas do Brasil vai participar. Ainda não sabemos se vão levar atletas da patinação de velocidade, mesmo estando qualificados”. comentou a patinadora Larissa para o Portal.
Mas, o que tem feito os brasileiros iniciarem os treinamentos é a esperança de verem os nomes dos atletas e da modalidade, entre os que o COB irá levar para Cochabamba.
“Caso seja concedida a vaga, farei de tudo para classificar e representar meu país da melhor forma. Estou indo para o Chile em janeiro para me preparar. Infelizmente não há nenhum apoio, então cada atleta tem que usar recursos próprios para treinar e comprar os equipamentos necessários. O Brasil não qualificou a patinação de velocidade para participar das outras edições, estamos com esperança de que pelo menos sejam concedidas 2 vagas, uma masculina e uma feminino”, disse a experiente patinadora Larissa Paes, ao Portal.
Oficialmente o limite que cada país pode levar para a competição, são de 12 atletas, sendo 6 homens e 6 mulheres.
Os Jogos Sul-americanos contam com a participação de vários atletas, países e de aproximadamente 35 modalidades em instalações esportivas espalhadas por toda a cidade boliviana.
Melhores colocações dos brasileiros:
Gabriel Félix: 5° lugar nos 100m e nos 200m
Paulo Marques: 6° lugar nos 100m
Larissa Paes: 6° lugar nos 100m
Ana Carolina pelo clube Jaguar: 24º lugar na prova de 100 metros