Brasileiro fez uma boa partida diante do quinto melhor do mundo.
Nas oitavas de final da Copa do Mundo, Gustavo Tsuboi teve uma boa atuação, mas acabou derrotado para o alemão Timo Boll e deu adeus à competição.
Na manhã deste sábado, 21, o brasileiro, atual 112º do ranking mundial, brigou para avançar às quartas de final e fez sets seguros, mas Timo Boll (5º) venceu por 4 a 0 (12/10; 11/8; 11/5 e 13/11). Na próxima fase, Boll vai encarar Lin Gaoyuan (7º), da China.
Na fase de grupos, Tsuboi ficou na segunda colocação ao vencer por W.0. Chen Chien-Na (33º), de Taipei, que ficou doente às vésperas da estreia e não pode participar do campeonato. Na briga pelo primeiro lugar, o brasileiro enfrentou Sangeun Jeong (36º), da Coreia do Sul, e começou ganhando, mas permitiu a virada e perdeu por 4 a 1 (5/11; 11/4; 13/11; 11/7 e 11/6).
Tsuboi conseguiu a classificação à Copa do Mundo depois de ser o campeão da Copa Pan-Americana, onde bateu o brasileiro Eric Jouti na final. Ele também esteve no torneio mundial há dois anos, quando chegou às quartas de final.
Na última edição da Copa do Mundo, Hugo Calderano foi o representando brasileiro. Ele chegou às oitavas de final, etapa em que acabou sendo derrotado pelo chinês Xu Xin, terceiro melhor do mundo à época.