Após defender o país por mais de 11 anos na Copa Davis, Jaime Oncins passa a comandar a equipe brasileira.

A Confederação Brasileira de Tênis anunciou na manhã desta sexta-feira, 15, o novo capitão do Time Brasil da Copa Davis. Jaime Oncins passará a comandar a Equipe Brasileira. Ele foi um dos tenistas que fez história na competição, integrando a equipe brasileira que chegou à semifinal do Grupo Mundial da competição, nos anos de 1992 e 2000, vencendo a Alemanha e a Itália, entre outros grandes países do mundo. Defendeu o Brasil por mais de 11 anos na Copa Davis.

Você conhece o canal do youtube do Portal Esporte Net? Clique e inscreva. 



Em sua carreira, Oncins conquistou cinco títulos de duplas pela ATP, dois de simples, chegou a ser o número 34º do mundo em simples e 22º em duplas. Foi a sétima dupla do mundo no ranking mundial de duplas ao lado do argentino Daniel Orsanic, vice-campeão de Roland Garros nas Duplas Mistas ao lado da argentina Paola Soares e semifinalista de RG em Duplas Masculinas ao lado de Daniel Orsanic. Participou das Olimpíadas de Sydney em 2000 e de Barcelona em 1992, nesta última batendo Michael Chang – que posteriormente chegou a número 2 do mundo –, e chegando às quartas de final. Jaime também bateu o lendário Ivan Lendl em 1992 nas disputas de Roland Garros.

O novo capitão da equipe passa a acompanhar alguns torneios do circuito para observar a atuação dos atletas brasileiros e adversários. De imediato, Jaime estará no Miami Open e em Roland Garros. “A Copa Davis sempre foi muito relevante para o tênis brasileiro, e a entrada do Jaime como capitão traz o sentido de desenvolver ainda mais o espírito desta competição entre os nossos atletas. O Jaime tem uma história linda dentro do nosso tênis, e uma identidade muito forte com a Copa Davis. Ouvi e dialoguei com os jogadores, e dentre algumas alternativas de nomes para assumir o cargo, o Jaime é um consenso”, destacou Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis.

“Com muito orgulho recebi e aceitei o convite de ser o capitão da Davis, uma competição onde sempre me identifiquei como jogador. A chance de poder colocar a mesma dedicação e espírito de equipe que sempre tive ao longo de minha carreira como profissional me motiva. Espero contribuir de forma bastante positiva para a equipe brasileira, dentro e fora das quadras”, pontuou Oncins. 

O próximo confronto brasileiro na Copa Davis será no mês de setembro, nos dias 13 e 14, no Brasil, contra a equipe de Barbados.

Saiba mais:  João Zwetsch encerra ciclo como capitão.