Luma Aires, criou o jogo através de uma metodologia cientifica pesquisa-ação, realizada entre alguns de seus alunos.
Handebol de botão (HB)… mais isso existe? Sim, é o mais novo jogo de tabuleiro criado pela brasileira Luma Aires, professora de educação física e treinadora de handebol, em Rio Grande do Sul. Uma ideia que vem ganhando o espaço entre os apaixonados pela modalidade.
Você conhece o canal do youtube do Portal Esporte Net? Clique e inscreva.
Luma decidiu criar o jogo com intuito de estimular aqueles que não gostam da pratica desportiva ou que estavam afastados das aulas de educação física.
“Essa ideia surgiu para contemplar todos os alunos na aula de educação física, como uma alternativa para o ensino da modalidade handebol. A criação das regras foi a partir de uma pesquisa-ação que realizei com os alunos em aula. Hoje minha pretensão é que se espalhe cada vez mais nas escolas e ajude com o desenvolvimento da modalidade que sou apaixonada”, disse Luma sobre o Handebol de Botão.
Continue lendo a matéria, após o vídeo.
E aos poucos o jogo vem expandindo e atingido mais pessoas, com a divulgação o handebol de botão chegou até mesmo entre os atletas representantes do Brasil na modalidade. A brasileira Duda Amorim, melhor atleta da década do handebol, é uma das atletas que conheceu e aprovou o projeto.
“Jogo divertido, que vai trazer de forma lúdica o conhecimento de handebol para muitas crianças, além de ajudar professores a disseminar a modalidade nas escolas. Parabéns pelo projeto!”, esse foi o relato de Duda Amorim, para a treinadora Luma.
Mas afinal, como é jogado o Handebol de botão? Ele é igual o futebol de mesa? A resposta é simples, não, as regras não são as mesmas. As regras do handebol de botão foram formuladas de acordo com as regras oficiais do futebol de mesa, mas com regras específicas, para imitar o handebol indoor e foram feitos ajustes para facilitar o jogo. Para chegar nas regras, Luma estudou algumas regras, e analisou, para que fossem feitas da melhor maneira.
“Eu criei todas as regras com base na federação oficial do futebol de mesa, então o handebol de botão ele não é igual o futebol de botão, ele é o HB, com as suas próprias regras, com as suas medidas. O jogo foi testado por alguns familiares, levei também para os meus alunos, e escutei todos eles, fui analisando, e fiz algumas alterações necessárias, até chegar as regras e ao jogo, como ele é hoje. Eu estava desde 2019 tentando criar regras específicas, fui testando e agora, em 2021 elas estão completas, com e-book e tudo mais”, disse a idealizadora do Handebol de botão.
O jogo de tabuleiro de Handebol de botão foi criado em Lona através de uma metodologia cientifica pesquisa-ação, feita pela Luma Aires. Em 2020 ganhou uma versão quadra, e agora neste ano, existe regras especificas, para cada quadra do HB.
O objetivo da professora Luma, com o Handebol de Botão é ver os profissionais de educação física utilizando o material durante suas aulas, incentivando mais crianças a pratica esportiva, é ver os apaixonados pela modalidade brincando com o jogo, é ver o HB por toda a parte.
E para aqueles que quiserem adquirir mais conhecimentos sobre o novo jogo, acontecerá um workshop online, ministrado por Luma Aires, entre os dias 13 e 14/03 e para garantir apenas o jogo, também já é possível, bastam acessar o link: https://www.even3.com.br/workhandbotao/.
Regras básicas do handebol de botão
– Cada ação defensiva deve respeitar, primeiramente, um dos sistemas táticos 6×0; 5×1; 4×2; 3×3. Enquanto o adversário faz seus lances, você tem até três oportunidades para trocar seu sistema, de acordo com a melhor estratégia
– Nas ações ofensivas, você jogará, duas vezes, dois dados de seis lados, sendo a soma deles o número de lances que terá direito. Ou uma vez um dado de 20 lados, sendo este seu número de lances na sua vez de jogar
– O jogo de handebol de botão dura o período de 30 minutos, sendo dois tempos de 15 minutos em jogos oficiais. Em partidas amistosas, a duração fica a critério dos praticantes do handebol de botão