Escolhidas após a seletiva realizada em Curitiba, elas irão ao Mundial, ao Sul-Americano e ao Pan.

Estão definidas as ginastas que irão integrar as delegações do Brasil nas principais competições internacionais de Ginástica Rítmica em 2018. Os nomes foram selecionados após as seletivas realizadas durante o Campeonato Brasileiro Adulto e Infantil, neste mês, em Curitiba (PR).



Os dois principais campeonatos adultos da temporada são o Campeonato Mundial, em Sofia, na Bulgária, de 10 a 19 de setembro, e o Pan-Americano de Lima, no Peru, de 26 a 30 de setembro.

Nas duas competições, o país será representado na disputa individual por Bárbara Domingos (Agir), Heloísa Bornal (Unopar) e Natália Gaúdio (Escola de Campeãs). No Pan, Mariany Miyamoto (AGRD-Joinville) será a 4ª ginasta.

A Seleção Brasileira irá participar da disputa por conjuntos. No momento, estão treinando com a treinadora Camila Ferezin e a assistente técnica Bruna Rosa, em Aracaju(SE), Jessica Maier, Gabrielle Moraes, Gabriela Paixão, Nicole Duarte, Deborah Medrado, Alanis Ávila, Alessandra Corrêa, Maria Luiza Gomes e Victória Borges. Além delas, Karine Walter, Vitória Guerra e Camila Godinho foram convidadas para serem avaliadas.

“As atletas do conjunto participaram de uma avaliação no início do ano no qual foram avaliadas as questões técnicas, psicológicas, médicas e nutricionais. E recentemente, durante o Campeonato Brasileiro Adulto, algumas ginastas foram analisadas e três foram identificadas com perfis e biotipos ideais para o conjunto. O mais importante foi que estas ginastas se colocaram à disposição da equipe e, assim, foram convidadas para serem avaliadas”, afirmou a treinadora, que ressaltou que a definição do time que irá para as competições só acontecerá no fim de agosto.

No Mundial, o conjunto precisa terminar entre os 24 primeiros para conseguir uma vaga no campeonato de 2019, classificatório para a Olimpíada de Tóquio-2020.

A Confederação Brasileira de Ginástica também divulgou as atletas das categorias adulta e de base selecionadas para participar do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica, que acontecerá de 22 a 29 de outubro, em Melgar, na Colômbia. Elas foram escolhidas após a seletiva em Curitiba.

Conheça as convocadas para o Sul-Americano:

AC2 – (9-10 anos)

Ana Luiza F. de Souza (AGRD-Joinville)

Keyla Vitória Lima S. Santos (Gorba)

Lana Y. Yanaga (Agir)

Letícia C. M. Silva (Agir) – reserva

Treinadora: Vanessa Hagemann

Conjunto: Agir

Treinadora: Valdenize Cunhago

AC3 – (11-12 anos)

Emanuelle Felberk Rocha (Escola de Campeãs)

Isadora de Oliveira (Agir)

Julia Kurunczi (Unopar)

Gabryela da Rocha (Agir) – reserva

Treinadora: Marcia Naves

Conjunto: Associação Brusquense

Treinadora: Amanda Gallo

AC4 – (13-14 anos)

Maria Eduarda M. Pereira  (Aginat)

Mariana G. Pinto (Agir)

Viviane Oda Miranda (Osasco)

Ana Luiza Neiva (Cassab) – reserva

Treinadora: Gilmara Lira

Conjunto: Unopar

Treinadora: Juliana Coradine

Juvenil

Amanda Santos (Unopar)

Maria Clara de Souza (GRM)

Maria Eduarda Arakaki (Marista Maceió)

Ana Carolina Sandrini (Agin/Norsul) – reserva

Treinadora: Dayane Camilo

Conjunto: Serc

Treinadora: Florência Rodriguez

Adulto

Bárbara Domingos (Agir)

Heloísa Bornal (Unopar)

Natália Gaúdio (Escola de Campeãs)

Mariany Miyamoto (AGRD-Joinville) – reserva

Treinadora: Mônika Queiroz

Conjunto: Seleção Brasileira

Treinadora: Camila Ferezin

Assistente Técnica: Bruna Rosa

Barbara Domingos/ Foto: Reprodução internet

Fonte: CBGinástica