Anne Shibuya e Marcio Cerquinho representaram o Brasil no Mundial de Curling no Canadá.
No ano passado, o Brasil conseguiu duas vitórias e havia registrado sua melhor participação no Mundial de Curling de Duplas Mistas. Contudo, nesta temporada, o país mais uma vez se superou e obteve sua melhor campanha em quatro participações na competição. O torneio, realizado em Lethbridge, no Canadá, encerrou sua primeira fase na quinta-feira, 27 de abril.
Representado pela dupla Anne Shibuya e Marcio Cerquinho, o Brasil conseguiu três vitórias e quatro derrotas no Grupo A do Mundial. Essa é a primeira vez que o país conquistou três vitórias em uma mesma edição e, também, a que teve mais chances de garantir a classificação inédita para a segunda fase.
A equipe brasileira derrotou a Estônia (8 a 7), a Croácia (14 a 5) e Belarus (10 a 3) e ainda conseguiu seu primeiro 6-ender, quando todas as pedras em um único end acabam pontuando. Além disso, o time também fez partidas equilibradas contra Hungria e Finlândia. Contra esta última, a dupla nacional perdeu por 8 a 7 na última pedra do jogo – em caso de vitória, garantiria a vaga às oitavas de final.
Em todo o caso, a campanha histórica chega ao fim com o Brasil na sexta colocação do Grupo A, empatado com o Japão, quarto colocado, e contra Belarus, quinto. Letônia, Hungria e Finlândia avançam à segunda fase. Além deles, Escócia, Noruega, Itália, Coreia do Sul, China Suécia, EUA, Canadá, República Tcheca, Suíça, Rússia, Espanha e Irlanda também seguem vivos na disputa.
Dupla formada em 2015, Anne Shibuya e Marcio Cerquinho são dois dos principais jogadores brasileiros de Curling. Em novembro de 2016, eles conquistaram o título nacional da modalidade, garantindo o direito de representar o país no Mundial de Duplas Mistas. Além disso, em janeiro deste ano, os dois integraram as seleções masculina e feminina do Brasil no America’s Challenge contra os Estados Unidos.
Confira a campanha brasileira no Mundial de Curling de Duplas Mistas de 2017:
22 de abril: Brasil 8 x 7 Estônia
23 de abril: Brasil 4 x 11 Japão
24 de abril: Brasil 3 x 11 Letônia
24 de abril: Brasil 5 x 8 Hungria
25 de abril: Brasil 14 x 5 Croácia
26 de abril: Brasil 7 x 8 Finlândia
26 de abril: Brasil 10 x 3 Belarus
Fonte: CBDG