Tupis fazem boa apresentação em São José dos Campos no último desafio do Americas Rugby Championship de 2018.

A Seleção Brasileira de Rugby XV foi superada pela Argentina por 28 a 8 na noite deste sábado, 3, em partida realizada no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP). Com o resultado o Brasil terminou o Americas Rugby Championship de 2018 com 4 pontos, no quinto lugar.



“Fizemos um jogo duro, a Argentina é a melhor seleção da América do Sul. Mas infelizmente não conseguimos pontuar em jogadas-chave, em que estivemos perto do ingoal, e isso fez muita falta”, disse Yan Rosetti, capitão do Brasil. “Em geral fizemos um bom torneio nessa temporada, vencemos o Chile fora de casa pela primeira vez na história, depois tivemos um ótimo primeiro tempo contra o Uruguai, com certeza nossos grandes momentos no ARC. Saímos com a cabeça erguida e trabalhando cada vez mais forte jogo a jogo”, complementou.

A partida

O Brasil iniciou a partida mostrando muita força, técnica e tática para duelar de igual para igual com a Argentina, país tradicional no cenário do rugby internacional. Mantendo a bola em seu campo de ataque, os Tupis seguraram o ímpeto dos Hermanos até os 19 minutos, quando Axel Zapata conseguiu furar a defesa brasileira para cravar o primeiro try do jogo, convertido por Juan Cruz Gonzalez: 7 a 0. Os Tupis responderam prontamente, em penal convertido por Josh, apenas 3 minutos mais tarde, tirando o zero do placar brasileiro.

Aos 30 minutos, em um lance importante da partida, a arbitragem pediu revisão do TMO e acabou expulsando o camisa 3 da Argentina, Benjamin Espinal, por tackle alto, deixando os visitantes com um atleta a menos. Mesmo assim, a equipe visitante se jogou ao ataque a chegou ao segundo try, com Felipe Ezcurra, também convertido por Gonzalez novamente, abrindo 14 a 3. Os Tupis não se abalaram e rapidamente chegaram ao seu primeiro try no jogo, com Maurício Canterle, em jogada rápida pela direita, determinando o placar final do primeiro tempo de 14 a 8 para a Argentina.

Na segunda etapa os argentinos entraram pressionando e logo marcaram dois tries, com Jeronimo Ureta e Santiago Resino, ambos convertidos por Gonzalez, abrindo 28 a 8. O Brasil não conseguiu aproveitar o homem a mais, e teve seu melhor momento em uma arrancada de Ariel pela direita, chegando inclusive a colocar a bola no ingoal, em lance anulado pela arbitragem através do TMO. A Argentina seguiu controlando a bola até o apito final, vencendo o jogo por 28 a 8.

Com o resultado o Brasil permaneceu com 4 pontos, na quinta colocação do ARC. A Seleção agora se concentra para a disputa do Sul-Americano de Rugby XV, a ser disputado em maio.

Foto: Fotojump

Fonte: CBRugby