Calderano é ouro na disputa individual, e nas duplas ao lado do brasileiro Tsuboi.

Na final do Aberto do Brasil – etapa Challenge da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Hugo Calderano (25º do ranking mundial) bateu o indiano Amalraj Anthony (147º) por 4 sets a 1 (14/12; 9/11; 11/7; 11/7 e 11/5) e sagrou-se o campeão do individual masculino. Foi o segundo título do brasileiro neste Aberto, uma vez que também chegou ao lugar mais alto do pódio no torneio de duplas, ao lado de Gustavo Tsuboi.
 
Calderano chegou ao Brasil para disputar a primeira etapa do circuito mundial da ITTF após uma lesão muscular na perna direita, que ele sentiu no começo de fevereiro e foi o motivo de, à época, ficar fora do Aberto do Catar.
 
“Foi um grande desafio. Estou voltando de lesão e tive um jogo muito difícil logo na primeira rodada (contra o eslovaco Thomas Keinath). Fui crescendo na competição e consegui apresentar meu melhor nível na decisão”, salientou ele, fazendo uma análise da final.
“Ele (Amalraj Anthony) gosta de um jogo bem rápido, então, não podia ficar só trocando bola com ele. Tinha que colocar muita pressão nas primeiras bolas. Ele fica bem próximo da mesa, então, se eu me afastasse, ele já me mataria. Tive que me concentrar bastante no saque e recepção e também nas primeiras bolas”.
 
Na estreia no Aberto do Brasil, Hugo encarou Thomas Keinath e venceu por 4 sets a 3. Depois, teve pela frente o francês Andrea Landrieu, de quem venceu por 4 sets a 2. Na semifinal, um encontro de brasileiros e melhor para Calderano sobre Tsuboi por 4 sets a 1. 
Na final de duplas  Hugo Calderano (25º colocado no ranking mundial) e Gustavo Tsuboi (104º) foram os grandes campeões do Aberto do Brasil – etapa Challenge da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).  Eles bateram a parceria formada pelo alemão Patrick Baum (84º) e o eslovaco Thomas Keinath (195º) por 3 sets a 0 (11/8; 11/7 e 11/9), garantindo, novamente, o lugar mais alto do pódio.
 
Este foi o segundo título da dupla brasileira, que já havia conquistado o ouro no Aberto da Suécia, no fim do ano passado. Além disso, eles ficaram com a prata no Aberto da Hungria, no início deste ano. Atualmente, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi formam a terceira melhor dupla do mundo, atrás apenas dos japoneses Masataka Morizono e Yuya Oshima e dos chineses Xu Xin e Zhang Jike
 
Hugo Calderano, no fim deste mês,
No fim do mês o Brasil disputará o Mundial individual e de duplas, que acontecerá na Alemanha. O país terá como representantes, Hugo Calderano sendo um dos cabeças de chave do torneio. A competição contará também com Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Vitor Ishyi, Eric Jouti, Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Lin Gui.
 
Em fevereiro, Calderano chegou à 17ª colocação do ranking da federação internacional. 

Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi conquistaram o ouro nas duplas/ Foto: Christian Martinez/RGB Studios/CBTM