O brasileiro Alessandro Silva é atual campeão paralímpico da categoria.

Alessandro Silva conquistou na manhã desta segunda-feira, 17, a medalha de ouro no lançamento de disco F11 (para cegos totais) no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Londres. O paulista de Santo André dominou a prova e confirmou seu favoritismo, uma vez que entrou com o status de atual campeão paralímpico da disputa. O evento se estenderá até o dia 23.  
 
O título veio no quinto lançamento de Alessandro, 32. Ele atingiu a marca de 43,32m – próximo ao recorde mundial da prova, de 44,66m, estabelecido por ele próprio no Open Internacional Loterias Caixa, em abril, em São Paulo. Em segundo lugar ficou o austríaco Bil Marinkovic (33,42m). O colombiano Angulo Belizário foi terceiro colocado, com 32,46. 
 
“Eu foco na minha prova, no meu objetivo, que era manter a média que eu venho fazendo no Brasil desde os Jogos Paralímpicos. Não meço os resultados dos meus rivais. Faltou pouco para bater o recorde mundial, mas eu fico muito feliz com mais essa conquista na minha carreira”, afirmou Alessandro, que perdeu totalmente a visão após a manifestação de uma toxoplasmose, em 2009. 
 
O paulista ainda retorna ao Estádio Olímpico no sábado, 22, penúltimo dia de provas, para o arremesso de peso. Sua principal conquista neste evento é o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015. A disputa em Londres será mesclada com a classe F12, que conta com atletas de baixa visão. 

Alessandro Silva, ouro no lançamento de disco F11/ Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

Fonte: CPB